Workshop veículos eletrificados em Braga

O Centro de Formação Salvador Caetano realizou, no polo de Braga, mais uma atividade relacionada com a temática dos veículos eletrificados direcionada aos formandos do 3º período do curso de Mecatrónica Automóvel.

Desta vez, e com a colaboração de várias empresas, foi reunido um alargado conjunto de automóveis que abrangem todas as tecnologias que estão disponíveis no mercado dos veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos.

 

 

Durante a manhã foi efetuada uma abordagem teórica focada nas novas alternativas aos “clássicos” motores de combustão interna. Para além de serem apresentadas as especificidades e os princípios de funcionamento do sistema híbrido Toyota HSD, também se expuseram as caraterísticas mais relevantes das outras viaturas presentes no evento. Deu-se especial ênfase a um dos pontos obrigatórios sempre que se fala de veículos eletrificados, que são questões de segurança e de procedimentos a seguir durante as intervenções, já que estes veículos funcionam com sistemas de alta tensão.

Após a explicação teórica seguiu-se o contacto com os vários veículos disponíveis, nomeadamente, um Toyota C-HR, um Toyota Prius Plug-in, um Opel Ampera e um Renault ZOE (100% elétrico). A tarde ficou reservada para a apresentação do BMW i3. Contámos com a presença de dois técnicos especialistas neste tipo de veículos que apresentaram o carro e algumas particularidades relacionadas com a manutenção e intervenção no mesmo.

 

O balanço final foi muito positivo, pois a generalidade dos nossos formandos teve a primeira oportunidade de contactar com um veículo híbrido ou elétrico. Assim, foi possível esclarecer algumas dúvidas e mudar opiniões sobre estes veículos que circulam sem fazer barulho e com emissões poluentes muito reduzidas ou nulas.

Fica um agradecimento a todos os que colaboraram e contribuíram para o êxito deste Workshop, nomeadamente, a Caetano Fórmula, a S&B Motors, a BMCar e a Caetano Auto, parceiros de longa data da Formação Salvador Caetano.