A organização começa contigo e é para ti!

Por cá, desde cedo percebemos a importância de implementar um método para alcançar uma maior e melhor organização e limpeza dos espaços. Para isso, foi implementado um método muito conhecido no Japão, o método dos 5 S’s.

Os 5 S’s resumem-se, na língua japonesa, em:

 

1. Seiri

2. Seiton

3. Seiso

4. Seiketsu

5. Shitsuke

 

Traduzindo para a língua portuguesa, significa:

 

  1. Organização

– Organizar o posto de trabalho

– Eliminar as coisas desnecessárias

 

  1. Arrumação

– Definir um lugar para cada coisa, com marcas e indicações claras

 

  1. Limpeza

-Limpar e manter limpo

 

  1. Normalização

– Manter a ordem e a limpeza através de planos com registos

 

  1. Disciplina

– Manter as regras e regulamentos

– Formação

– Ordem e limpeza fazem parte do trabalho diário e da nossa atitude

 

A melhoria contínua faz parte da nossa rotina e todos os dias são dias de melhorar, por isso nunca baixamos os braços e todos os dias há coisas novas para aperfeiçoar! É bem visível a diferença após a implementação do método japonês, no exemplo abaixo. O ambiente ficou muito mais organizado, leve e saudável contribuindo para uma melhor segurança e performance dos alunos nas aulas práticas. Começamos também a utilizar a política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) fazendo a reciclagem dos resíduos nos diferentes ecopontos. Além disso, é também notável a diferença nas sinalizações e painéis informativos.

Depois de implementadas todas estas melhorias, com base no método dos 5 S’s, os formandos afirmam que estas ações foram bastante positivas e que contribuem para um melhor desenvolvimento, empenho e produtividade.

 

Reparas na diferença?