Visita ao Núcleo Museológico de Lousado - Centro de Formação Salvador Caetano

Visita ao Núcleo Museológico de Lousado

No passado dia 13 de junho, a Academi@ Ser Caetano organizou uma visita de estudo para um grupo de 40 formandos. Como atividade matinal, visitámos o Núcleo Museológico de Lousado que se localiza na estação de caminhos-de-ferro de Lousado, no entroncamento da Linha do Minho com a Linha de Guimarães e que ocupa a totalidade do antigo complexo oficinal da Companhia dos Caminhos de Ferro de Guimarães.

 

 

O percurso iniciou-se com uma contextualização da história do comboio em Portugal e foi possível perceber como funcionam os vários componentes que fazem parte de um comboio, deste os mais pequenos até aos de maiores dimensões. Foi ainda possível ver a funcionar diversos equipamentos movimentados através do sistema de veios propulsionados pela máquina a vapor, o coração das oficinas. Todos ficaram muito impressionados pela dimensão dos equipamentos e ferramentas então utilizados, assim como pela enorme necessidade de mão-de-obra para colocar tudo a funcionar. De seguida, a imponência das diversas locomotivas a vapor maravilhou todos os presentes, assim como as diversas automotoras que estavam em exposição.

 

 

Seguimos a visita até à fábrica da Continental Mabor, onde nos foram apresentadas a história do Grupo Continental AG e as atividades aqui desenvolvidas. Posteriormente, fomos verificar in loco todos os passos do processo produtivo de um pneu, desde a mistura inicial da matéria-prima que dá origem aos diferentes tipos de borracha, até à vulcanização dos pneus “verdes” passando, no final, na secção onde é executado o processo de controlo de qualidade a cada pneu. Esta visita foi extremamente interessante pois permitiu tomar conhecimento sobre as diversas etapas que são necessárias percorrer para obter o resultado final. Podemos assim concluir que os pneus são sempre pretos e redondos, mas hoje em dia completamente embebidos de tecnologia.

 

 

Chegada a hora de almoço, foi organizado um “picnic” no parque da Senhora das Dores na Trofa, antes de prosseguir para o Museu Automóvel de Vila Nova de Famalicão.

 

Já no Museu Automóvel de Vila Nova de Famalicão foi realizada uma visita livre, mas sempre que surgiram dúvidas, facilmente foi possível obter os esclarecimentos desejados. A diversidade de veículos expostos agradou de forma significativa aos formandos, sobressaindo pela sua história um Audi Quattro e um Lamborghini Diablo. Da coleção devemos ainda destacar a presença de um Toyota Corolla KE10, da primeira série importada pela Salvador Caetano para Portugal.

 

 

Resta-nos agradecer, ao Núcleo Museológico de Lousado, à Continental Mabor e ao Museu automóvel de Vila Nova de Famalicão pelos conhecimentos transmitidos, pelo tempo disponibilizado e pela excelente receção.