Palestra sobre o Sono e DST - Centro de Formação Salvador Caetano

Palestra sobre o Sono e DST

No dia 28 de janeiro, decorreu no Auditório da Formação de Gaia, uma palestra sobre o sono e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) apresentada por docentes e alunos da Escola Superior de Saúde da Universidade do Porto. Na formação sobre o Sono foi possível perceber o ciclo do sono, o nosso relógio biológico, a importância do mesmo nas nossas vidas e para sobreviver, a importância da noite para dormir, as regras de higiene e de educação do sono, os fatores que perturbam um bom sono e riscos para saúde por não se dormir o suficiente.

 

 

Quanto à temática das Doenças Sexualmente Transmissíveis começou-se por definir o que é a Sexualidade e abordaram-se algumas patologias relacionadas como o vírus HPV, Hepatite B ou Sida, bem como as suas formas contágio e de prevenção, nomeadamente, a importância do uso de preservativo.

Para finalizar, houve espaço para dúvidas acerca das temáticas abordadas onde cada formando pôde anonimamente colocar as suas questões que foram esclarecidas de seguida. Esta palestra revelou-se uma forma de promoção de bons hábitos de higiene do sono, bem como das formas de prevenção das DST dirigida à faixa etária dos nossos formandos.