Simulacro no Centro de Formação de Gaia - Centro de Formação Salvador Caetano

Simulacro no Centro de Formação de Gaia

No dia 26 de fevereiro, durante a aula de Higiene e Prevenção no Trabalho do curso de Técnico de Soldadura em Vila Nova de Gaia, realizou-se um simulacro de evacuação numa situação de emergência, em caso de incêndio e de auxilio a uma vítima que se encontrava na casa de banho.

 

 

O objetivo deste simulacro foi testar empiricamente os conhecimentos adquiridos durante as aulas, treinar as equipas para uma eventualidade, criar rotinas de comportamento e de atuação e, em sequência, aperfeiçoar os procedimentos a adotar. Essencialmente, este primeiro simulacro serviu para verificar a autonomia e o desempenho de cada equipa.

 

 

A realização de simulacros serve não para refletir sobre o estado de intervenção e prontidão das equipas e/ou brigadas, mas também para provar como as equipas e os restantes intervenientes lidam com situações de stress e de pânico, para que num cenário real se consiga lidar o melhor possível com esses sentimentos, evitando assim perdas humanas e minimizando os danos nas instalações.