9 Dicas para teres sucesso no teu estágio - Centro de Formação Salvador Caetano

9 Dicas para teres sucesso no teu estágio

Estágio, uma das melhores formas de ingressares no mercado de trabalho, quer seja enquanto concluís os teus estudos ou depois de finalizares os mesmos. É nele que, em princípio, se vai iniciar a tua carreira profissional.

Por isso, é importante que causes boa impressão na empresa onde o vais realizar. Mas antes de avançarmos para as dicas, vamos abordar os diferentes tipos de estágio que podes encontrar.

 

Tipos de estágio

 

Curricular

Trata-se de um estágio que está incluído no plano curricular dos cursos e que conta para a avaliação final, como é o caso dos cursos profissionais do nosso centro de formação.

Este tipo de estágio, por norma, não costuma ser remunerado a não ser que a empresa que recebe o estagiário lhe dê algum tipo de ajuda monetária, como por exemplo despesas de transporte ou alimentação.

 

Extracurricular

O estágio extracurricular é realizado após a finalização dos estudos e por livre vontade do futuro estagiário ou até mesmo das empresas. Este, por sua vez, também pode ser remunerado ou não.

 

Profissional

O estágio profissional é realizado através do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), e para poderes realizá-lo precisas de cumprir alguns requisitos, como por exemplo ter idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, estar à procura do 1.º emprego ou estar desempregado, entre outros. Podes encontrar toda a informação necessária no site do IEFP.

Este tipo de estágio é remunerado através da chamada “bolsa de estágio” e o valor varia consoante o grau de qualificação. É ainda pago o subsídio de alimentação e o seguro de acidentes de trabalho.

 

Agora que ficaste a conhecer os tipos de estágio que existem, está na hora de saberes como o podes aproveitar ao máximo e criar boa impressão. Estas são as 9 dicas para teres sucesso no teu estágio.

 

1. Demonstra interesse em aprender

Querer aprender é uma das competências que o mercado de trabalho valoriza nos dias de hoje. Estar em constante aprendizagem só te vai valorizar e tornar-te num melhor profissional. Por isso, sempre que puderes, pede para te ensinarem algo novo!

 

2. Ter proatividade

Ser uma pessoa proativa é demonstrar interesse, querer fazer as coisas, aplicar ideias e mostrá-las às pessoas, mesmo que elas não tenham pedido ou sequer pensado nelas. Por isso, sempre que possível, pensa em soluções para problemas que já tenham sido identificados pelos outros ou até mesmo identificados por ti.

 

3. Tira dúvidas

Faz perguntas. Não tenhas receio! É normal teres muitas perguntas. Afinal, é um mundo novo para ti. E pensa assim: se não tirares as tuas dúvidas, nunca vais saber mais ou perceber melhor algo.  Além disso, corres menos risco de fazer tarefas mal feitas.

Se nunca questionares algo, vais passar a imagem de que já sabes tudo e não queres ajuda ou que não tens interesse na oportunidade que te estão a dar.

 

4. Sê bom ouvinte

Relacionado com a dica anterior, o saber ouvir é importante não só para reter melhor as informações, mas também para poderes fazer perguntas assertivas e pertinentes. Saber ouvir e deixar o outro falar até ao fim, é um comportamento que deves aplicar no teu dia a dia e que vai ser sempre valorizado.

 

5. Socializa

Quando entras numa empresa pela primeira vez, é tudo muito novo e recente, por isso é normal não te sentires muito à-vontade para falar com os novos colegas. Mas assim que tenhas oportunidade, começa a falar com as pessoas, aproveita as pausas de almoço por exemplo, de certeza que alguém vai estar interessado em falar contigo.

Uma das formas de começares a “quebrar o gelo” é cumprimentares os teus colegas de trabalho todos os dias, além de fazer parte da boa educação, pode facilitar o início de uma conversa.

 

6. Ajuda os colegas de trabalho

Grande parte das grandes empresas e não só, só são o que são hoje, devido aos seus colaboradores e ao seu trabalho em equipa. Durante o teu estágio, certamente vais precisar de ajuda em algumas situações, mas o contrário também acontece.

Os teus colegas de trabalho também poderão vir a precisar da tua ajuda, apesar de todos os anos de experiência de trabalho que têm. Todos nós sabemos sempre alguma coisa que o outro não sabe, e se pudermos ajudar o outro, melhor.

É esta entreajuda entre colaboradores que faz as empresas moverem-se.

 

7. Sê pontual

Ser pontual demonstra responsabilidade. Caso algum dia vejas que vais chegar atrasado, é de bom tom avisares a tua chefia e explicares o motivo. Lembra-te, chegar atrasado todos os dias, vai afetar a tua imagem enquanto futuro profissional.

 

8. Trata as pessoas com educação e respeito

Qualquer que seja a empresa em que vás ou que estejas a realizar o teu estágio, sê sempre educado. Começa por um simples “Bom dia!” quando chegas às instalações da empresa, como já foi dito na dica sobre socializar. Agradece sempre que alguém te ajude e nunca percas as estribeiras em situações de stress.

Nem tudo é um mar de rosas no mundo do trabalho. Mesmo em situações de stress é preciso manter a postura, respirar fundo, falar calmamente e levar as coisas a bom porto.

 

9. Torna-te “O Estagiário”

Quando fores realizar o teu estágio, faz por seres O Estagiário e não Um Estagiário. Destaca-te, agarra as tarefas que te são dadas com unhas e dentes e faz com que os teus colegas de trabalho pensem em ti para os ajudares quando necessário.

Sê aquilo que outros estagiários não são. Faz com que a tua passagem na empresa, marque a diferença e acima de tudo, acrescenta valor à mesma.

 

Estas foram as 9 dicas para teres sucesso no teu estágio. De certeza que se as aplicares, vais destacar-te e causar boa impressão.

Mesmo que a passagem pela empresa onde realizaste o estágio seja só durante o mesmo, que não seja por falta de empenho e dedicação. O que importa é que tenhas sido uma mais-valia e que tenhas causado boa impressão! Quem sabe, um dia, a empresa te possa recomendar a outra ou até mesmo contratar-te mais tarde.

Boa sorte nesse estágio!