Tudo sobre as soft skills mais valorizadas
Soft skills mais valorizadas? O que são soft skills?
Certamente já ouviste falar ou leste algo acerca deste termo. Se tal nunca aconteceu, não faz mal, vais ficar a saber tudo!
Antes de avançarmos para as soft skills mais valorizadas nos dias de hoje, vamos começar por explicar a diferença entre as soft e as hard skills. Pois é, da mesma forma que se fala das soft skills, também existem as hard skills.
Diferença entre hard skills e soft skills
O que são hard skills?
O termo hard skills está ligado às competências técnicas que as pessoas ganham ao longo dos seus percursos escolares e profissionais, desde aulas académicas a formações profissionais. É algo que pode ser comprovado fisicamente, com um diploma de fim de curso numa certa área. Exemplo disso são os cursos de aprendizagem, como os da Academi@ Ser Caetano, onde os nossos formandos ganham competências técnicas para o mercado de trabalho e, uma das formas de poderem provar isso, é através do seu diploma de fim de curso.
Alguns exemplos de hard skills:
– Manuseamento de equipamento de diagnóstico automóvel
– Técnicas de soldadura SER
– Excel avançado
– Contabilidade
– Gestão de projetos
– Design
– Gestão de redes sociais
E as soft skills, o que são afinal?
As soft skills são as competências sociocomportamentais, muito vincadas à personalidade de cada pessoa. Não é algo palpável, não temos maneira de o comprovar. Contudo, estas podem ser percetíveis quando falamos com as pessoas ou estamos a trabalhar com elas durante algum tempo.
Nos dias de hoje, as empresas estão cada vez mais atentas a estas competências. Uma formação, uma licenciatura, um mestrado, quase todos têm…, mas aliado às competências técnicas, um bom conjunto de soft skills fazem com que estas sejam a cereja no topo do bolo! São elas que ajudam a ter uma comunicação melhor, a melhorar o desenvolvimento dos processos e a criar um bom ambiente no local de trabalho.
E de que soft skills estamos a falar, perguntas tu? Pois bem, vamos agora falar-te de algumas das soft skills mais valorizadas pelas empresas.
Espírito de equipa
O trabalho em equipa é essencial no local de trabalho. Saber cooperar com os colegas e ajudá-los quando necessitam, saber ouvir, saber falar e trabalhar tendo em vista um objetivo comum é o que constrói o espírito de equipa, uma das competências sociocomportamentais mais valorizadas. Se sempre te deste bem nos trabalhos de grupo, então esta soft skill já está em ti!
Gestão de Tempo
Saber gerir o nosso tempo irá aliviar a nossa carga horária, bem como irá melhorar a nossa produtividade. Saber gerir o tempo é saber usar o tempo que temos disponível de forma eficiente. Conseguir planear cada dia de trabalho, alocando as atividades a determinados momentos do dia permite um maior foco, produtividade e até mais tempo livre.
O segredo é gastar o tempo certo nas tarefas certas. Gerir o tempo é priorizar tarefas, definir objetivos claros e organizar o dia ou a semana de trabalho tendo isso em mente. Uma boa gestão do tempo evita stress desnecessário, tempo perdido com tarefas não urgentes e não prioritárias e falta de tempo para resolver imprevistos que possam surgir. O dia só tem 24h, há que saber geri-lo bem.
Existem várias técnicas que nos podem ajudar a gerir o nosso tempo no trabalho. Por acaso, temos no nosso artigo sobre as 10 Dicas para estudar melhor uma solução que te pode ajudar a controlar o teu tempo de concentração e foco para realizares as tuas tarefas diárias. Dá uma espreitadela!
Comunicação
Comunicar. Embora o façamos todos os dias, nem todos nós temos o à-vontade de nos expressarmos perante pessoas desconhecidas ou com quem temos pouca confiança. Para alguns é um desafio e para outros parece que é a coisa mais fácil do mundo. Saber comunicar é saber identificar o tipo de audiência para quem estamos a falar e ajustar nossa linguagem e estilo à mesma.
No mercado de trabalho, esta é uma das soft skills mais valorizadas! Quer seja a nível interno (dentro da empresa) ou externo (com clientes/parceiros). Por isso, se és uma pessoa tímida e não tens muito à-vontade a comunicar, está na altura de começar a treinar essa comunicação! Vai ser uma mais-valia, podes confiar.
Tomada de Decisão
Ter a capacidade de tomar decisões é também uma soft skill muito valorizada. Saber quando se deve avançar com algo, recuar, parar… nem sempre é fácil e quanto maior a responsabilidade, maior a dificuldade. Contudo, é transversal a todo o tipo de funções numa empresa, todos nós temos que tomar decisões no dia a dia. E lembra-te, às vezes tomar uma má decisão é melhor do que não tomar nenhuma. Desde que na altura, essa decisão tenha sido com o intuito de melhorar algo na empresa, neste caso. Nem tudo corre sempre como esperado!
Pensamento Crítico
Mais importante que saber executar, é saber questionar. Pensar de forma crítica é argumentar de forma lógica e sustentada, “ver mais além” ou contribuir para a resolução de problemas.
No fundo, é a capacidade de colocar todas as possibilidades em cima da mesa, não ver só um caminho, e escolher aquela que poderá ter maior probabilidade de ser bem-sucedida e levar a melhores resultados. Esta soft skill vai-se desenvolvendo, cada vez mais, com a experiência ao longo dos anos.
Adaptabilidade
Ter a habilidade de ajuste a diferentes condições e situações de trabalho, pode ser um ponto a teu favor. Nem sempre as condições de trabalho vão ser as ideais. Nem sempre as situações no trabalho vão ser iguais.
Adaptabilidade é a capacidade de aceitar novos desafios, de aprender rápido e conseguir reagir a imprevistos. É estarmos confortáveis com o fator “mudança” e olharmos para o mesmo como uma oportunidade de crescimento.
Saber adaptarmo-nos é crucial para podermos ser produtivos e ter sucesso na carreira profissional.
Empatia
Colocarmo-nos no lugar do outro, é uma soft skill extremamente necessária. Ter empatia pelas pessoas que nos rodeiam, permite pensar nas nossas ações antes de as realizarmos. Permite-nos perceber a situação do outro e os seus sentimentos… E isso, irá permitir que tomes uma decisão mais ponderada, em determinada situação. No fundo, é tentar compreender os outros. Se toda a população mundial tivesse empatia, o mundo seria um lugar bem melhor, não achas?
Se chegaste até aqui, espero que tenhas gostado de aprender mais sobre as soft skills mais valorizadas nos dias de hoje. São as soft skills que fazem a diferença na hora em que uma empresa está a decidir quem deve contratar. São elas que vão diferenciar os candidatos adequados, dos candidatos ideais.
Se não te identificaste com alguma destas competências sociocomportamentais, não te preocupes. Elas podem ser trabalhadas, ninguém nasce com elas desenvolvidas, basta querer! Por isso, está na hora de treiná-las, até as dominares e fazerem parte de ti! Caso estejas prestes a iniciar um estágio ou até mesmo o teu primeiro emprego, lembra-te destas soft skills e tenta aplicá-las no teu dia a dia.
Boa sorte!