O que são cursos de formação profissional? | Centro de Formação Salvador Caetano

O que são cursos de formação profissional?

Muitos jovens, quando estão a terminar o 9.º ano de escolaridade, sentem-se inseguros sobre qual decisão tomar para o seu futuro. Para ajudar estes jovens a tomarem as melhores decisões, hoje vamos falar sobre o que são Cursos de Formação Profissional (Cursos de Aprendizagem).

 

 

O que são Cursos de Formação Profissional? 

Falando sobre Cursos de Formação Profissional, estes são Cursos de Aprendizagem, direcionados a todos os jovens. Esta formação profissional permite obter uma certificação escolar e profissional, e são como uma mais valia na inserção destes jovens no mercado de trabalho, uma vez que os prepara para o mundo profissional através de um ensino prático e através dos “estágios” proporcionados ao longo dos 3 anos de formação.

Para além de privilegiarem a inserção dos jovens no mercado de trabalho, permitem também que os jovens prossigam os estudos, se assim o entenderem. São também importantes na formação profissional uma vez que, através dos jovens qualificados em determinadas áreas, conseguem responder aos desafios cada vez mais exigentes do mercado de trabalho.

 

 

A quem se destinam estes Cursos?

Os Cursos de Formação Profissional destinam-se a todos os jovens:

– Com idade inferior a 25 anos

– 9.º ano de escolaridade concluído

– Ensino Secundário não concluído

 

 

Qual a certificação dada por estes Cursos?

– Diploma de nível secundário de educação

– Certificação profissional de nível 4

 

 

Onde podes ficar a conhecer a oferta dos Cursos de Aprendizagem?

Podes encontrar estes Cursos de Aprendizagem no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P e em entidades privadas.

Podemos ajudar-te já nesta procura e podemos dar-te a conhecer o Centro de Formação Salvador Caetano, dedicado à área automóvel. Este Centro de Formação, dedicado à qualificação de jovens, oferece-te 5 cursos: Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Receção e Orçamentação de Oficina, Técnico de Reparação e Pintura de Carroçarias, Técnico de Vendas (Automóvel) e Técnico de Soldadura. Todos os cursos são financiados e têm uma elevada taxa de empregabilidade.

 

 

Qual a carga horária dos Cursos?

Relativamente à carga horária do cursos de formação profissional, estes decorrem em horário laboral, de 2ª a 6ª feira. As turmas são, normalmente, constituídas por 20 formandos e tem uma carga horária de 2800 a 3700 horas (3 anos sensivelmente).

 

 

Que apoios à formação proporcionam estes Cursos de Aprendizagem?

– Bolsa de profissionalização

– Bolsa de material de estudo

– Subsídio de refeição

– Despesas de transporte

– Seguro de acidentes pessoais

 

 

Quais as componentes de formação destes Cursos? 

– Formação Sociocultural

– Formação Científica

– Formação Tecnológica

– Formação Prática em Contexto de Trabalho (Estágio)